ALBA M. R. SEWAYBRICKER BENITO

Psicóloga CRP 06/8373, graduada pela USP em 1979;
Especializou-se em Psicoterapia da Adolescência pela FCM-UNICAMP em 1981;
Lecionou na FCM-UNICAMP entre 1981 e 1985;
Criou o Serviço de Orientação Profissional junto ao Setor de Adolescentes da FCM - UNICAMP;
Psicanalista graduada em 1991 junto à primeira turma do CPCAMP – Centro de Estudos de Psicanálise de Campinas;
Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais;
Estagiou na Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida da USP em 2005;
Especialista e Supervisora em Psicologia da Adolescência e em Orientação Profissional.

PUBLICAÇÕES

  1. A Modalidade Clínica em Orientação Profissional e seu Caráter Psicoprofilático na Adolescência – em co-autoria com Adamo, F. A. – in Knobel, M. e Saidenberg, S. (org.) – Psiquiatria e Saúde Mental – São Paulo, Autores Associados, 1983.
  2. Contribuições da Psicanálise aos programas de Orientação Profissional dentro das Escolas - Anais do IV Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional – organizado pela ABOP – São Paulo, Vetor, 2001.
  3. A Formação do Educador e do Orientador Profissional - Participação na mesa redonda sobre a formação do Orientador Profissional no V Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Profissional organizado pela ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, Valinhos, 2001. Publicado em Arquitetura de uma Ocupação – org. Lucy Leal Melo-Silva - São Paulo, Vetor, 2003.
  4. Reflexões a partir da experiência de observação da relação mãe-bebê, in Outeiral, J. e cols - Winnicott - Seminários Brasileiros, Porto Alegre, Revinter, 2004.
  5. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau - Reflexões sobre a Estrutura da Maldade e a Ingenuidade - publicado nos Anais do XIII Encontro Latino Americano sobre o Pensamento de Winnicott, 2004

PALESTRAS, ENTREVISTAS E OUTROS TRABALHOS APRESENTADOS

  1. A chegada do bebê e seu desenvolvimento emocional – Palestra apresentada na Companhia Atlética de Campinas em 2001 e 2003.
  2. Escolher a profissão, uma angústia necessária – Palestra apresentada no Colégio Integral e no Colégio Imaculada, em 2000.
  3. Entrevista cedida ao Correio Popular de Campinas a respeito de Orientação Profissional – 2003.
  4. Os pais e a escola conversam sobre “Procurando Nemo” – Palestra apresentada no Colégio Pio XII em 2005 e 2006.
  5. Puberdade – As mudanças, as dúvidas e os medos desta transição – Palestra apresentada na Escola Comunitária de Campinas em 2006.
  6. O processo de emancipação e a escola – a propósito do filme “Procurando Nemo” – Participação na Mesa Redonda: A Infância e seus reflexos na Adolescência realizada no 1º. Simpósio Internacional do Adolescente promovido pela Faculdade de Educação da USP em 2005.
  7. Construindo a Identidade e o Conhecimento – a propósito do filme “Encontrando Forrester” – Participação na Mesa Redonda: Diálogos entre a Psicanálise, a Saúde e a Educação realizada no 1º. Simpósio Internacional do Adolescente promovido pela Faculdade de Educação da USP em 2005.
  8. Espaço Potencial, criatividade e saúde mental - a propósito do filme "Vermelho como o céu" - Apresentado na mesa temática sobre O brincar, no I Encontro Latinoamericano de Psicanálise de Crianças e Adolescentes da SBPSP em 2007.

CURSOS MINISTRADOS

  1. Orientação Profissional – 80 horas de duração – turmas anuais – coordenado por Alba M. R. Sewaybricker Benito.
  2. A Escola e a Orientação Profissional – 25 horas de duração – turmas semestrais - coordenado por Alba M. R. Sewaybricker Benito.
  3. Diálogos entre a Clínica Psicanalítica, a Saúde e a Educação Infância, Adolescência e Juventude – 36 horas no primeiro módulo – turmas anuais – e 32 horas no segundo módulo – organizado em 4 blocos bi-mensais, independentes - coordenado por Maria da Graça C. Barone e Alba M. R. Sewaybricker Benito.
  4. Fundamentos para uma formação em Psicoterapia de base psicanalítica da Criança, do Adolescente e do Adulto - turmas anuais com duração de 130 horas no primeiro ano, com possibilidade de aprimoramento num segundo ano, com duração de 90 horas coordenado por Maria Nurymar Brandão Benetti e Alba M. R. Sewaybricker Benito.

ATIVIDADES CLÍNICAS

  • Psicanálise de Crianças, Adolescentes e Adultos
  • Psicoterapia Psicanalítica de Família e Casal
  • Orientação Profissional, em grupo ou individual, para Jovens, Universitários ou Adultos
  • Supervisão

CONSULTORIA

  • para escolas
  • para unidades de saúde
  • para empresas

CONTATO

albabenito@uol.com.br
Rua Carolina Zanini, 102 – Jardim Conceição - CEP 13091-017 - Campinas, SP
Fone: (19) 3207 3899