Cursos

SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE ALGUNS TEMAS DA OBRA DE MELANIE KLEIN

*turma em andamento - há vagas

APRESENTAÇÃO
Melanie Reizes, nasceu em Viena em 30 de março de 1883.
Casou-se com Arthur Klein em 1903 com quem teve três filhos, Mellita, Hans e Erich. Acompanhou seu marido em suas viagens de trabalho, o que os levou a fixarem residência na Hungria. Pouco antes da guerra de 1914, teve o primeiro contato com a obra de Freud que leu com grande interesse.

Em Budapest, analisou-se com Férenczi o que a inspirou a dar uma educação psicanalítica a seus filhos que consistia em tomar em consideração as questões inconscientes e dar respostas realistas às suas perguntas. Mais tarde, empreendeu a análise de Erich cuja evolução clínica ela relata como sendo do paciente Fritz.

Em 1920, mudou-se para Berlim com os filhos, a convite de Abraham com quem se analisou e que lhe deu grande apoio para que iniciasse sua atividade clínica. Através da análise de Rita e de outras crianças, foi ficando cada vez mais clara a equivalência do brincar, do sonho e da fantasia como manifestações inconscientes. Ela trouxe à luz processos mentais primitivos, tais como super ego e complexo de Édipo que aponta como vividos no início da vida. De sua clínica surgiram conceitos tais como os de posição depressiva e esquizoparanóide, de identificação projetiva, de fantasia inconsciente, formação de símbolos e a caracterização das pulsões de vida e de morte, inspirada em Freud, mas com marcas peculiares introduzidas por suas reflexões.

Em 1926, com o falecimento de Abraham, ela sentiu que lhe faltava apoio para continuar o seu trabalho em Berlim e aceitou o convite de Ernest Jones para se radicar em Londres, onde, anos mais tarde, fundou a Escola Kleiniana.

Publicou muitos livros, o primeiro dos quais “A psicanálise da criança”, em 1932 e o último, “Inveja e Gratidão”, em 1958. Atualmente, seus trabalhos encontram-se reunidos em ”As Obras Completas de Melanie Klein”.

Faleceu em 1960, deixando uma riquíssima e original contribuição para a psicanálise. Sua obra agrega grande valor para a clínica psicanalítica de crianças e de psicóticos, mas é bastante complexa, o que exige um estudo atento e minucioso.

OBJETIVOS
Ler e refletir sobre alguns temas da obra de Melanie Klein.
Estabelecer relações entre os aspectos teórico estudados no grupo e a prática clínica.

PROGRAMA
Serão estudados os seguintes temas:
  • O pensamento de Melanie Klein e da Escola Kleiniana: a contribuição de Jean-Michel Petot
  • A Gênese e o surgimento da vocação psicanalítica de Melanie Klein
  • Fantasia Inconsciente
  • Formação dos Símbolos
  • Conceito de Posição, mecanismos de defesa, angústias e relações objetais
  • Superego Primitivo
  • Complexo de Édipo Primitivo
  • Identificação Projetiva
  • Inveja e Gratidão
  • Caso Richard e comentários de Donald Meltzer

Renoir

METODOLOGIA
Em cada encontro será lido pelo grupo um trecho de uma obra previamente combinado. Durante a leitura serão propiciadas discussões, esclarecimentos e ilustrações clínicas referentes ao tema que estiver sendo estudado.

A QUEM SE DESTINA
Alunos do Curso de Psicologia, Psicólogos e outros profissionais interessados em conhecer e aprofundar o estudo de alguns temas da obra kleiniana.

DURAÇÃO
Um encontro semanal, com duração de uma hora e meia, estendendo-se por tempo a ser combinado pelo grupo.
Aulas às quartas feiras das 10:30 às 12:00 horas.

CUSTO
Entrevista de seleção com o candidato: R$ 50,00
R$ 300,00 por mês (em 2015)
*valores reajustados anualmente
Vagas limitadas

COORDENADORA
Maria Nurymar Brandão Benetti

PERÍODO DE PRÉ-INSCRIÇÕES
Inscrições abertas, para posterior agendamento da entrevista com a(s) coordenadora(s).
Contato pelo telefone (19) 3207 2965 com Nurymar ou pelo e-mail nurymar.brandao@gmail.com

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (selecione a opção 2)