Cursos

(NOVO) FUNDAMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA DE BASE PSICANALÍTICA CRIANÇA, ADOLESCENTE E ADULTO


OBJETIVO
Favorecer o aprofundamento teórico relativo ao desenvolvimento da personalidade e às alterações emocionais na infância, na adolescência e na vida adulta. Oferecer, através de supervisões, condições para a aquisição de conhecimento e de prática clínica psicoterápica de base psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos, norteada por atitudes éticas e visando promover a saúde mental.

PROGRAMA
Aspectos do desenvolvimento emocional das crianças, dos adolescentes e dos adultos à luz de diferentes linhas dentro da abordagem psicanalítica, com autores como: Freud, Melanie Klein, Winnicott, Bion, Rosenfeld, Hanna Segal, Anne Alvarez, Beth Joseph, Antonino Ferro, Bleger, Aberastury, David Levisky, Gilberto Safra e José Outeiral. Abordaremos ainda aspectos da formação de vínculos primitivos dentro da relação mãe-bebê-família, com autores como Esther Bick, Alessandra Piontelli, Françoise Dolto e seus seguidores. As relações familiares continuarão sendo trabalhadas ao longo do curso e as vicissitudes da construção das patologias também. Serão oferecidos elementos para a avaliação psicodiagnóstica da criança, do adolescente e do adulto, apoiados em M. L. S Ocampo e M. E. G. Arzeno entre outros autores. Discutiremos os princípios norteadores da escuta e do trabalho psicanalítico com crianças, adolescentes e adultos. Especificamente, na adolescência, será dedicado um tempo para abordarmos o processo de escolha profissional e o trabalho clínico de base psicanalítica que se pode desenvolver nesta área, com autores como Bohoslavsky e Levenfus.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e seminários teóricos, discussões sobre filmes, supervisões clínicas em grupo.


Renoir

MÓDULO 1

A QUEM SE DESTINA
Profissionais de nível superior completo, da área da Saúde tais como: médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros que queiram desenvolver suas possibilidades de compreender seus pacientes.

DURAÇÃO
Duração 66 horas – 1h30´semanais (36 semanas) mais 12 horas supervisão de observação de criança/bebê


MÓDULO 2

A QUEM SE DESTINA
Profissionais que já têm alguma experiência clínica e buscam um aprofundamento para sua prática psicoterápica. Este Módulo se desenvolve através de textos clínicos e de uma maior carga de supervisão.

DURAÇÃO
Duração 54 horas – 1h30´semanais (36 semanas)


Picasso

PERÍODO DE PRÉ-INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
Ao longo do ano, por e-mail, com uma das coordenadoras, ou por telefone (19) 3207-3899 com Alba, (19) 3207-2965 com Nurymar, para posterior agendamento de entrevista prévia à constituição do grupo.


COORDENADORAS
Maria Nurymar Brandão Benetti - nurymar.brandao@gmail.com
Alba M. R. Sewaybricker Benito - albabenito@uol.com.br

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO (favor discriminar qual módulo)